noneLoading...
Skip to content

Asycuda World

O que é?
É um sistema integrado de gestão que automatiza todos os processos e procedimentos da actividade aduaneira, desde a submissão do manifesto de carga até a saída de mercadorias dos locais de depósitos temporários, incluindo a gestão integrada das liquidações, pagamentos, reembolsos e procedimentos contabilísticos afins.
Como Aceder
Você pode aceder a aplicação de teste do sistema integrado de desembaraço aduaneiro de mercadorias através dos Links:

Asycuda World

O que pode o utente esperar com a implementação deste sistema na AGT?
  • Procedimentos simplificados e modernizados;
  • Possibilidade de conclusão da tramitação dos documentos, incluindo pagamentos antes da chegada das mercadorias ao território angolano;
  • Integração entre AGT e MinCo no processo de obtenção de licenças de importação e exportação, incluindo a simplificação e modernização do processo de obtenção de licenças e autorizações;
  • Melhoria na gestão do tratamento de mercadorias urgentes, dos regimes suspensivos, armazéns aduaneiros e isenções aduaneiras e fiscais;
  • Redução de custo e tempo de desalfandegamento das mercadorias;
  • Etc.
Como será feita a interconexão da AGT com os outros parceiros?
O sistema ASYCUDA dispõe de todas as ferramentas e condições tecnológicas para integrar-se com outros sistemas. Com efeito utiliza a tecnologia Web Services e cria e integra ficheiros em formato XML (sendo que estas são as duas ferramentas mais modernas de integração e interface com outros sistemas). Ao longo da implementação do Projecto serão desenvolvidos trabalhos com os parceiros institucionais da AGT para que essa interconexão ocorra, na condição que essas instituições disponham de sistemas integráveis, ou seja, usem tecnologias adequadas ou propiciadoras dessa integração.
O ASYCUDA poderá conferir à AGT a possibilidade de trabalhar com os seus parceiros num ambiente de GUICHÉ ÚNICO?
O sistema ASYCUDA irá funcionar num ambiente integrado com a possibilidade de interconexão com os parceiros e atendendo as actuais tendências do comércio internacional no concernente à simplificação dos procedimentos e facilitação do comércio muito provavelmente, seguindo recomendações da Organização Mundial das Alfândegas e da Organização Mundial do Comércio, não é pretensão do Projecto desenvolver o módulo Janela Única para o Comércio Externo.

Asycuda World

Na eventualidade de existirem problemas de comunicação ou falhas no sistema, existe um plano BACKUP?
A configuração a ser implementada prevê a realização de réplicas automáticas pelo sistema e pelo SGBD ORACLE. Contudo será igualmente associado um plano de contingência / desastre em caso de inoperância do sistema, com tempos de espera pré-determinados.
Que termo de segurança possui o ASYCUDA?
  • Identificação de utilizador (grupo, nome e password);
  • Encriptação assimétrica;
  • Segurança PKI, assinatura electrónica, etc.
Em suma, com este projecto, contamos reduzir, quiçá eliminar, o número de formulários, pedidos, requerimentos e outros papéis para o desalfandegamento de mercadorias, e consequentemente diminuir o tempo de desalfandegamento de mercadorias e os custos relacionados. Ou seja, pretendemos chegar à gestão integrada e automatizada de todas as etapas do processo de desalfandegamento de mercadorias, isso é, a desmaterialização do processo. Isto significa que os representantes de terceiros deixarão de ter que se deslocar até os nossos serviços para submeter despachos, receber notas de liquidação ou ainda submeter outro tipo de pedidos como por exemplo os pedidos de correcção e cancelamento de declarações aduaneiras e/ou manifestos de carga.

Asycuda World

Informações


Aguarde novos ficheiros.